Nu artístico: a relação fotógrafo e modelo


Muitas pessoas já me perguntaram como é fotografar uma bela mulher completamente nua e sobre o que sinto quando faço as fotos, como me concentrar no trabalho. Bom, vou tentar responder isso agora...


Para muitas pessoas, o simples fato de estar na frente de uma câmera pode resultar em algo difícil e incômodo (eu sou uma dessas pessoas), imaginem ainda sem roupa. Esta situação gera muita tensão. Por isso, é mais que necessário manter um profissionalismo e uma personalidade que não incomode a modelo, que a faça se sentir segura e relaxada com a sessão.

No começo da sessão é normal que fique um clima de tensão pelas duas partes. Leva um tempo até que a pessoa se acostume com você e sua câmera e você, como fotógrafo, deve passar o máximo de confiança e respeito. Uma boa dica é que a modelo vá tirando a roupa aos poucos, fazendo com que ela adquira confiança em você e em seu trabalho. Em pouco tempo as fotos estarão rolando da forma mais natural possível.


Para uma sessão de nu, não basta só ser fotógrafo; tem que ser bom ouvinte, conseguir comunicar o que deseja, saber decifrar a modelo, transmitir segurança, tranquilidade e isso tudo refletirá na qualidade do seu trabalho.

Se quer transmitir sedução, deve pedir que a modelo seduza a câmera e cabe a você gerar esse clima. Mas muito cuidado: não é simplesmente dar instruções. Devemos estabelecer uma boa comunicação bilateral, sempre vendo o que a modelo pensa, se ela está confortável com aquilo, se gostaria de tentar de outra maneira, etc.

Uma regra que tenho é a de nunca tocar na modelo. Não se invade a bolha da outra pessoa. Se for necessário faça você a pose para mostrar o que pretende.

Agora respondendo de forma definitiva se é bom fotografar uma bela mulher nua? Com certeza é muito bom, assim como é bom fotografar um bebê, uma bela gestante, um homem bonito, um casamento em uma igreja incrível com um lindo casal. O meu prazer está em fazer uma boa foto. 

2 comentários:

Jorge Ramiro disse...

Sem dúvida, um bom fotógrafo sabe como capturar a sensualidade nas pessoas.

Anônimo disse...

participei de uma seleção modelo fotografico e já foram feitas fotos nud. o procedimento é correto?