Montando Seu Portfólio

“O fotógrafo não é somente as fotos que tira, mas também as fotos que ele decide mostrar” Gui Mohallem





A fotografia é um serviço visual e por isso, além da qualidade das imagens, a maneira como as exibimos influencia na interpretação que admiradores e clientes fazem de nós. Uma boa apresentação é essencial; o portfólio é a vitrine do fotógrafo. E convenhamos que uma vitrine feia e bagunçada não atrai compradores.

Um bom portfólio deve reunir a essência do trabalho de qualquer artista, sempre destacando as principais qualidades do fotógrafo.

Hoje, quem quer divulgar o próprio trabalho pensa logo em redes sociais e provavelmente seja uma das melhores formas de mostrar o seu talento. No entanto, é preciso criar um espaço específico para o portfólio, onde ele não se misture a comentários, fotos da sua família ou compartilhamentos de mensagens motivacionais. E para isso existem duas saídas: o site e o material impresso.

Portfólio online

• Diagramação, Domínio e Hospedagem:

Hoje existem vários servidores de site pessoais do tipo faça você mesmo. Infelizmente a maioria é estrangeiro, mas com um mínimo de conhecimento em inglês é possível montar seu próprio site.

O site que uso e gosto muito é o Wix.com, muito fácil de usar com um portal bastante intuitivo, além de vários layouts pré-definidos, contato com as principais redes sociais, Google Analytics, recebimento de e-mails direto na sua caixa pessoal e outras funcionalidades. Com investimento de cerca de 200 reais por ano você tem um site de alta qualidade em Flash ou HTML5 e um domínio “fulano.com”. Por uma questão de status o “fulano.com” é mais bem visto que o ”fulano.tumblr.com”, por exemplo.

• Aparência:

Lembre-se sempre que para um bom portfólio “menos” é sempre “mais”.

Não polua seu site, procure usar cores neutras, cinza, branco ou preto. O foco de quem visita seu portfólio deve ser exclusivo para seu trabalho, por isso, nada de músicas, animações surpresa e propagandas da padaria do seu tio.

Isso vale para a escolha das suas fotos. Não polua seu portfólio com milhares de fotos de um único casamento - ninguém está disposto a ver tantas fotos de um mesmo trabalho.

Quando for escolher quais fotos farão parte do portfólio seja o mais autocrítico possível e coloque-se no lugar do cliente; você se contrataria? Aquela foto que está escolhendo para mostrar é a que representa melhor o seu trabalho?

Se estiver com dificuldade para escolher as fotos, faça uma pré-seleção e peça para um amigo escolher as fotos que mais gostou. Pode dar um numero mínimo e máximo de fotos para ele escolher.

• Organização:

É muito importante que o cliente tenha acesso fácil ao que ele quer ver. Se ele está procurando um fotógrafo para casamento não faça ele passar por várias fotos de retrato, arquitetura e natureza antes de chegar às fotos de casamento que ele procura.

Crie categorias: Book, Arquitetura, Moda, Casamento, Eventos, Festas, etc...


Portfólio impresso

O portfólio online é a porta de entrada para que a pessoa conheça o seu trabalho, mas nada substitui a satisfação de ter um impresso de qualidade em mãos. Cada tela de computador mostra as imagens de um jeito, com um contraste e até mesmo com uma cor diferente, porém só o papel consegue manter um padrão de qualidade.

Uma ótima opção para mostrar seu trabalho são as pastas. Procure uma boa pasta para que ela valorize ainda mais seu portfólio e dê preferencia à cor preta. Não esqueça de separar os trabalhos por categoria.

Na hora de imprimir procure um bom laboratório. Fuja de minilabs. Uma opção mais barata é uma boa gráfica que permita fazer prova de cor. Pense bem qual tamanho fica melhor para aquela imagem e não imprima fotos muito pequenas, pois não vai dar para ver os detalhes e também não imprima muito grande, pois a pessoa não vai ter nem como segurar de forma confortável.

O resumo de tudo isso se chama bom senso. 

Nenhum comentário: